Desactualizado e Desinteressante

Versão online de jornal inexistente. A mesma falta de qualidade ao seu dispor.


terça-feira, junho 17, 2003

10 - PURETUGÊS

  Após a pesquisa no Portal do Governo, para concluir a mensagem anterior, tive a oportunidade de rever um antigo ministro das Finanças denominado Jorge Braga de Macedo. Visitando a sua página pessoal, pude verificar que este senhor professor catedrático é um dos milhares de portugueses que não sabem conjugar o verbo intervir, mas que insistem em tentá-lo. Vamos assistir a mais uma tentativa:
«Promovi activamente a candidatura de Lisboa à reunião mundial de 1992, na qual "intervi" enquanto Ministro das Finanças de Portugal.». Esteve quase, só faltava um "m" no fim. Não desista! Continue a tentar!

  Se entrarmos no site Infocid, cuja informação é da responsabilidade do Ministério da Justiça (com símbolo e tudo), verifica-se uma nova tentativa de conjugar este verbo. Vamos assistir: «Quando tiver "intervido" no processo como juiz...» Ah,quase! Voltou a faltar uma letra...agora foi um "n" antes do "d". Isto é bonito! Vai-se ao Google, escreve-se uma calinada e aparece sempre alguma página com ministros. Seguinte!

  Nova tentativa, agora no site oficial de uma Câmara Municipal (não sei se há algum ministro ou ex-ministro pelas redondezas, mas é provável): «Por último, "interviu" José Socrates». Oh, agora falharam mais do que uma letra! Que mania de usarem palavras difíceis! Para a próxima tentem assim: conjugam o verbo vir (se conseguirem) e colam-no à frente da palavra "inter". Por exemplo, ele veio. Pegam no "veio" e fazem copy. Depois pegam em "inter" e fazem paste do "veio". Fica interveio. Continuem a tentar porque estão quase lá!

  Há algum tempo, outro antigo ministro ( Jorge Coelho ) teve também a sua oportunidade de nos ensinar uma nova maneira de pronunciar "hão-de". Era simplesmente "hadem" ( Não sei ao certo se ele pronunciava com ou sem hífen, mas não deixa de ser uma palavra bonita).

  Mas o que me irrita mais é a utilização abusiva da letra "s" por grande parte da população: Tu disseste(s), tu fizeste(s), tu falaste(s)! ISTO É PROFUNDAMENTE IRRITANTE! TIREM OS "S" DO FIM! DIGAM: TU FIZESTE! OU VÓS FIZESTES! TU FIZESTEs, NÃO! LARGUEM-ME! ENFERMEIRAS, AQUI? AAAAAAAA! COMO É QUE ME ENCONTRARAM? EU ESTOU CALMO! AAAAAAAAAAAAAAAA! LARGUEM-ME! AO MENOS PODIAM TER VINDO DE TANGA! NÂO PRECISO DA CAMISA DE FORÇAS! LARGUEM-ME!

  Nota escrita pela enfermeira a pedido do JB(sob sedativo): A partir deste momento, qualquer erro que encontrem neste blog será apenas uma tentativa de candidatura ao lugar de ministro, por parte de JB. Se encontrarem gralhas, serão gralhas propositadas! Este blog é previamente corrigido por Aníbal Cavaco Silva, que não erra e raramente tem dúvidas.